O Evento


O XXI CONFAEB / Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil reunirá pesquisadores, professores e estudantes de arte, artistas, arte-terapeutas, agentes culturais, mediadores de museus e outros profissionais, além de instituições de ensino superior, associações civis, organizações governamentais e não governamentais que se voltam para a arte-educação e áreas afins.


Tendo como temática “Culturas da Pesquisa – Arte, Educação e Tecnologia”, o XXI CONFAEB congregará a produção recente sobre o ensino e a pesquisa em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, através de conferências, mesas redondas, comunicação de pesquisa, narrativas estético-pedagógicas, painéis, oficinas e mini cursos, contemplando ainda mostras de trabalhos artísticos, sessões plenárias e assembléias da FAEB.

As atividades científicas serão organizadas pelos seguintes grupos de trabalho: GT 1 - histórias do ensino de arte; GT 2 - formação de professores; GT 3 - métodos e teorias metodológicas; GT 4 - educação, arte e tecnologias da informação e comunicação; GT 5 - recepção e mediação cultural; GT 6 - educação, arte, gênero e trânsitos nas estéticas do corpo; GT 7 - linguagens da arte e suas confluências interdisciplinares; GT 8 - multi e interculturalismo.

Para realização do XXI CONFAEB em São Luís foi estabelecida uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), contando também com o apoio de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, para dar suporte ao XXI CONFAEB.

A UFMA conta com larga experiência na formação de professores de arte desde os anos 1970, além de ofertar um mestrado interdisciplinar (Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade / PGCULT) que dá forte ênfase em pesquisas acerca das linguagens da arte.

O IFMA possui um patrimônio memorável no que se reporta à história da arte-educação maranhense, constituindo-se num espaço de estudo e pesquisa de excelência, tendo como referência o Campus São Luís Centro Histórico – que possui um perfil voltado para a cultura, arte e tecnologia –, o Campus Monte Castelo e o Campus do Maracanã, além dos demais campi no interior do Estado.

OBJETIVOS DO XXI CONFAEB

Promover o encontro de pesquisadores, professores e estudantes de arte e de arte/educação, com vistas a possibilitar a elaboração de novos projetos de pesquisa em artes visuais, dança, música e teatro, bem como a ampliação dos já existentes.

Propiciar a visibilidade da pesquisa sobre arte, educação e tecnologia, ampliando as possibilidades de surgimento de novas abordagens relacionadas à arte/educação na contemporaneidade.

Definir estratégias de possíveis caminhos e metas nacionais que permitam avançar na construção de saberes didáticos, pedagógicos, investigativos e de políticas públicas nos setores de arte/educaçã.
o e cultura nessa região brasileira.

Gerar propostas de fomento à arte/educação, consolidando redes de informação e comunicação para a apropriação, criação e pesquisa nos campos artístico e cultural